3900174770089770
top of page

Como identificar a depressão?

  • Foto do escritor: lilianypsicologa
    lilianypsicologa
  • 29 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jan. de 2025




A depressão é um transtorno de humor e é tida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma das doenças mais incapacitantes do mundo. Muitas pessoas confundem a depressão com o sentimento de tristeza profunda e desânimo, mas é preciso mais do que isso para que haja o diagnóstico de transtorno depressivo.


Olhar a depressão apenas como uma grande tristeza que não para é um erro, pois pode passar a impressão de “fraqueza” ou de algo passageiro, que pode ser superado com facilidade.


Quais as origens da depressão?


As origens da depressão normalmente são momentos difíceis da vida (problemas financeiros, desemprego, separação, perda de ente querido e etc.), fatores genéticos, abuso de substâncias (bebidas alcoólicas, remédios e drogas ilícitas) ou efeito colateral de medicamentos.


Essas origens podem provocar alterações nos neurotransmissores do cérebro (como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina), responsáveis pelo bem-estar e disposição, entre outros fatores. Os sintomas de depressão afetam a maneira como você se sente, pensa e lida com suas atividades diárias, como dormir, comer ou trabalhar.


Quais os principais sintomas da depressão?


Para que você seja diagnosticado com depressão é necessário que você sinta os seguintes sintomas, associados entre si (pelo menos 5 deles), a maior parte do dia, quase todos os dias, durante pelo menos duas semanas:

  • Sensação contínua de tristeza e “vazio”;

  • Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo

  • Irritabilidade

  • Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo

  • Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades de lazer

  • Diminuição da energia, cansaço constante e/ou lentidão

  • Alteração no sono e apetite (para mais ou para menos)

  • Isolamento social ou baixa vontade de interagir com as pessoas

  • Pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio

É muito importante se conhecer e aprender a perceber ameaças mentais que possam causar essas mudanças no seu humor e isso pode te ajudar a conseguir identificar mais rapidamente se está entrando em depressão. A associação dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa, incluindo os níveis e intensidades de cada um.


Como é o tratamento para a depressão?


A depressão é uma doença séria e o seu tratamento pode ser longo, mas, mesmo nos casos mais graves, pode ser tratada. Quanto antes o tratamento começar, mais eficaz ele será. A depressão normalmente é tratada com psicoterapia, medicamentos ou com a combinação dos dois.


Por variar de pessoa para pessoa, é necessário encontrar o melhor tratamento que funcionará para você. A medicação pode te ajudar a melhorar a maneira como seu cérebro e seus neurotransmissores usam as substâncias que controlam o humor, bem-estar e motivação. A psicoterapia pode te auxiliar a identificar as origens da depressão e a lidar/ enfrentar essas vivências que tem te causado sofrimento.


Não tenha nenhum receio, a depressão pode acontecer com qualquer pessoa e, por isso, é importante buscar ajuda caso perceba esses sintomas.





Para que a psicoterapia possa te ajudar, entre em contato comigo e vamos marcar seu primeiro atendimento. Meu WhatsApp é (61) 99800-5265, ligue ou fique à vontade para deixar sua mensagem <<

Comentários


bottom of page