Você não é obrigada(o) a se relacionar com a sua família!
- lilianypsicologa

- 15 de jan. de 2025
- 2 min de leitura

Deixa que te contar um segredo: Você não é obrigada(o) a se relacionar com determinadas pessoas só porque são membros da sua família! Sempre que eu falo isso, as pessoas se assustam e acham que estou incentivando o distanciamento.
Mas, o que posso dizer, baseada nos anos de experiência que tenho atendendo pessoas e nos estudos das teorias psicológicas é que, apesar do rótulo de pai, mãe, ou qualquer outro parentesco, ele não é suficiente para manter uma relação.
Isso quer dizer que, não importa o grau de parentesco, ainda é uma relação e, como qualquer relação, ela precisa ser cultivada, precisa haver troca, respeito, reciprocidade, interesse que vincule as pessoas, entre tantos outros fatores centrais.
Logo, é impossível, por exemplo, viver uma relação de conflitos por tantos anos e simplesmente exigir o afeto da outra pessoa ou uma leveza que se perdeu há muito tempo, utilizando só um rótulo. Não existe grau de parentesco que salve.
Porque o que importa é como você se sente perto da pessoa, o que você lembra que ela fez a você, o que ela representa pra você, etc. E quando você analisa bem, percebe que se sente desconfortável, desajustada(o), não pertencente a essa relação.
Só que, muitas vezes, a culpa por achar que você tem a "obrigação" de se relacionar com membros da sua família ficaa brigando com a vivência ruim que é se sentir pressionada a se relacionar com pessoas que não te fazem bem.
Às vezes, insistir em uma relação que não dá certo há anos só te consome e drena sua energia emocional. Às vezes, a dor de ficar longe é mais suportável do que a dor de conviver de perto e se desgastar sempre.
Cada pessoa desenvolve a sua estratégia para manter a sua saúde mental, mas saber que você não é obrigada(o) a se relacionar com quem te faz mal, independente de ser família, é um direito seu. E hoje eu vim aqui te lembrar disso!
Qual sua opinião sobre esse assunto? Me conta aqui nos comentários. Aproveita e já salva para ler sempre que precisar.
Psic. Liliany Souza
CRP 01/20871
Para que a psicoterapia possa te ajudar, entre em contato comigo e vamos marcar seu primeiro atendimento. Meu WhatsApp é (61) 99800-5265, ligue ou fique à vontade para deixar sua mensagem <<
#psicologia#psicoterapia#psicologiacritica#atendimentopsicologico#saudemental#lilianypsicologia#psicologa#psicologo#terapiaonline#psicanalise#psicanalista#familia#conflitofamiliar#mae#pai#irmãos
.png)



Comentários