3900174770089770
top of page

Não Existe Estupro Culposo

  • Foto do escritor: lilianypsicologa
    lilianypsicologa
  • 10 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jan. de 2025



O estupro é um dos crimes mais subnotificados no Brasil. O que aconteceu com Mariana Ferrer nos lembra mais uma vez do quanto a sociedade em que vivemos e as instituições sociais violentam e humilham tantas mulheres vítimas de violência sexual.


O que mais ouço das minhas pacientes que já sofreram violência sexual e não querem denunciar é o medo da reação das pessoas, da situaçãco de denúncia que a obrigará reviver o ocorrido, e mais do que tudo, o medo da humilhação da justiça caso o estuprador seja absolvido.


Além de ter sido estuprada, Mariana (vítima de estupro) ainda é torturada psicologicamente na audiência, sendo humilhada na presença de 4 homens. Não posso imaginar como ela, a única mulher presente ali, tenha se sentido. Mas muitas mulheres que já passaram por isso sabem.


A sentença de estupro culposo justifica que houve estupro, mas sem a intenção de estuprar e absolve o homem da culpa do crime sexual. Além de absurdo, deixa brecha para que isso se repita em outros casos no Brasil afora. Reforça a crença machista que diz que a mulher faz alguma coisa que "provoca" o homem para que o crime aconteça.


O patriarcado e o machismo matam. E se não matam deixam marcas profundas que ninguém consegue apagar. Para lutar contra tudo isso é que existe o feminismo, pois sabemos que juntas somos mais fortes. Não podem mais nos calar!!


Nome do estuprador: André de Camargo Aranha

Nome do advogado que humilhou a vítima: Cláudio Gastão da Rosa Filho

Nome do juiz: Rudson Marcos

Nome do promotor que alegou "estupro culposo": Thiago Carriço.


NÃO EXISTE ESTUPRO CULPOSO


* Errata: “Eu estou implorando por respeito, doutor”, fala de Mariana (vítima de estupro) durante a audiência


Psic. Liliany Souza

CRP 01/20871





Para que a psicoterapia possa te ajudar, entre em contato comigo e vamos marcar seu primeiro atendimento. Meu WhatsApp é (61) 99800-5265, ligue ou fique à vontade para deixar sua mensagem <<


Comentários


bottom of page