O luto não é só perda, ele é um processo de reconstrução
- lilianypsicologa

- 30 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2025

Freud (1915) em seu livro "Luto e Melancolia" diz que passar pelo luto é um processo lento e doloroso e descreve que as principais características desse processo são tristeza profunda, afastamento de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre aquilo que foi perdido, o desinteresse no mundo externo e a incapacidade de substituição do que foi perdido com a escolha de um novo objeto de amor.
O luto não é considerado uma doença e sim algo natural para que a gente consiga elaborar essa perda e, na melhor das hipóteses, para que depois de algum tempo consigamos superá-la. Durante a nossa vida, passamos por diversas experiências afetivas com coisas ou pessoas... uma amizade que se desfez, um relacionamento amoroso que acabou, a morte de uma pessoa querida, a demissão de um emprego, uma pessoa que te desapontou... tudo isso é, de alguma forma, um objeto afetivo que já não é mais o mesmo ou que deixou de existir.
A psicanalista Ana Suy tem um texto belíssimo sobre como amar é também elaborar lutos. Amar é poder elaborar pequenos lutos diários cada vez que o nosso objeto de amor nos frustra em algum nível e, aos poucos, vamos nos desapegando das lembranças e expectativas relacionadas ao que foi perdido.
É na perda que a gente se transforma, que aquilo que amamos se transforma. É ela que resgata a nossa humanidade e por isso ela é necessária, para sinalizar as presenças, as ausência, a fantasia, a desilusão, a fé, a descrença, a segurança, a instabilidade, a coragem, o medo, a inibição, a vida.
O luto não é só perda, ele é um processo de reconstrução e reorganização de si mesma(o), é um desafio psíquico diário com o qual temos que lidar.
Como esse texto falou com você? Deixe seu comentário ou envie para alguém que pode se interessar pelo assunto. 😉
Psic. Liliany Souza
CRP 01/20871
Para que a psicoterapia possa te ajudar, entre em contato comigo e vamos marcar seu primeiro atendimento. Meu WhatsApp é (61) 99800-5265, ligue ou fique à vontade para deixar sua mensagem <<
.png)



Comentários