Ouvir o nosso próprio desejo cabe a cada uma(um) de nós
- lilianypsicologa

- 1 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2025

Será que eu pareço bonita(o)? Será que ela(e) gostou do que eu fiz? Eu devia ter falado de outro jeito? E se ela(e) ficou chateada(o)? O que as pessoas vão pensar disso que estou fazendo?
Nós nos tornamos sujeitos a partir do olhar do outro. Somos seres sociais e por isso nos importamos em como estamos sendo vistos pelas outras pessoas. Só que, viver em função do olhar do outro, da demanda do outro, pode te perturbar tanto, a ponto de ser quase adoecedor. É impossível agradar a todo mundo e não é nem um pouco necessário.
A psicanalista Ana Suy (@ana_suy ) diz que, às vezes, tudo que a gente precisa é desarticular as demandas dos outros das nossas próprias demandas. Isso quer dizer que, se vivemos somente para agradar as outras pessoas, ficamos presas(os) nessa versão de nós que existe apenas para o outro e nos esquecemos de olhar para o que nós realmente precisamos e queremos.
É importante saber silenciar a voz dos outros quando for necessário para dar voz ao que realmente queremos e precisamos ser. Nesse sentido, eu quero te pedir pra pensar por alguns instantes... O que você realmente quer? O que você realmente precisa? Quais são suas necessidades? É importante externalizar essa voz. Ouvir o nosso próprio desejo cabe a cada uma(um) de nós.
Você já se pegou vivendo sua vida para agradar outras pessoas?
Psic. Liliany Souza
CRP 01/20871
Para que a psicoterapia possa te ajudar, entre em contato comigo e vamos marcar seu primeiro atendimento. Meu WhatsApp é (61) 99800-5265, ligue ou fique à vontade para deixar sua mensagem <<
Deixe seu comentário ou marque alguém que você acha que vai gostar de ler esse texto. 😉
.png)



Comentários