3900174770089770
top of page

Você sofre emocionalmente com as Desigualdades do Mundo?

  • Foto do escritor: lilianypsicologa
    lilianypsicologa
  • 28 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jan. de 2025




As desigualdades sociais, preconceitos, injustiças e discriminações sempre existiram no nosso modelo de sociedade, mas com o avanço da globalização e das tecnologias temos tido mais contato com essas realidades e estar exposta(o) constantemente a esse tipo de conteúdo pode provocar sofrimento emocional.


Esse sofrimento emocional está totalmente relacionado com a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, de se imaginar na emoção dela, no contexto dela e se sensibilizar de maneira consciente pelo o que ela tem vivido. Algumas pessoas tem a empatia mais aflorada que outras, mas, apesar disso, essa é uma característica que faz parte do ser humano.


Carl Rogers, criador da psicologia humanista, afirmou que experimentar os sentimentos temporariamente de alguém provoca uma transformação em nós e na outra pessoa e, fazer isso genuinamente, nos gera altruísmo.


O sofrimento pelos problemas do mundo, sejam eles políticos, econômicos ou sociais, acontece na medida que também nos sentimos incapazes de mudar aquela realidade. Por exemplo, você não podemos fazer com que o racismo ou a fome simplesmente desapareçam do mundo, pois não depende só de você, além de exigir uma série de mudanças na estrutura da nossa sociedade. Lidar com essa impotência trás sofrimento.


Mas a empatia também trás afeto e liberdade de fazer algo por alguém. O filósofo Espinosa fala de afeto e o autor Vigotski fala de liberdade: um afeto que te afeta, que é potência e uma liberdade que te convoca para agir em prol do coletivo. Não é possível mudar o mundo inteiro, mas é possível fazer micropolítica, ou seja, pequenas atitudes que estão ao seu alcance e que podem mudar o mundo de alguém, ou ao menos deixar ele um pouco melhor.


Psic. Liliany Souza

CRP 01/20871



Para que a psicoterapia possa te ajudar, entre em contato comigo e vamos marcar seu primeiro atendimento. Meu WhatsApp é (61) 99800-5265, ligue ou fique à vontade para deixar sua mensagem <<


Comentários


bottom of page