3900174770089770
top of page

Você já fez sexo como obrigação por estar em um relacionamento sério?

  • Foto do escritor: lilianypsicologa
    lilianypsicologa
  • 23 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jan. de 2025





Transar, mesmo sem estar com vontade, apenas para satisfazer o seu parceiro ou parceira não deveria ser, mas é algo comum nos relacionamentos, principalmente para as mulheres.

O acúmulo de tarefas domésticas, a sobrecarga do trabalho invisível, a dupla jornada, o cuidado dos filhos, o dia de trabalho, etc ... tudo isso produz cansaço/esgotamento físico e emocional, que pode ser uma das possibilidades para a falta de vontade de fazer sexo.

Existe um mito de que para o relacionamento ir bem, o casal precisa fazer sexo com certa frequência. Mas não podemos negar que também existe uma pressão social enorme de que é um "dever" fazer sexo quando se está dentro de um relacionamento e esse "dever" funciona como um contrato silencioso.

Os homens são culturalmente ensinados a sempre desejar fazer sexo, como se isso fosse uma prova da sua potência sexual, e isso faz com que eles exijam sempre a relação sexual para satisfazer seu "instinto", sob ameaça de procurar prazer fora do relacionamento.

As mulheres, pelo contrário, são ensinadas a se guardarem, a não se tocarem e a, de preferência, casarem virgens, provocando quase uma "repulsa" pelo sexo e vinculando a prática sexual a fatores emocionais e afetivos. Logo, se ela não sente companheirismo no relacionamento, se ela não sente que tem voz, opinião e vontades, isso pode afetar diretamente sua libido. Será que o prazer dela também é um fator importante na hora sexo? Ou o sexo existe apenas para a satisfação do(a) companheiro(a)?

Já ouvi de pacientes de que o marido ficava com raiva se ela não transasse com ele todos os dias. Já ouvi de que era uma sofrimento ter que ficar ali esperando o marido "acabar de fazer" o que ele quer, entre tantos outros relatos. Com isso, vem o sentimento de ser pressionada para transar, mesmo sem desejo.

Mas eu estou aqui para te dizer de que isso não é saudável e que traz danos à sua saúde mental. Por isso, cuide-se. Acolha seus sentimentos e invista em atitudes de autocuidado.

Se precisar de ajuda, não hesite em pedir, tá?


Psicóloga Liliany Souza

CRP 01/20871




Para que a psicoterapia possa te ajudar, entre em contato comigo e vamos marcar seu primeiro atendimento. Meu WhatsApp é (61) 99800-5265, ligue ou fique à vontade para deixar sua mensagem <<

Comentários


bottom of page